16 outubro 2009

Horário de verão no Brasil e o network time protocol (NTP)

O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores, ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira. Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa, com exatidão de alguns milésimos de segundo, e só há vantagens em se fazer isso!

O NTP.br através de seus servidores públicos ajuda a manter seu computador e sua rede sincronizados com a Hora Legal Brasileira e com o Tempo Universal Coordenado (UTC).

Às 00h de Domingo, 15 de fevereiro de 2009, termina o horário de verão.

O NTP não é influenciado pelo horário de verão, porque trabalha sempre com o tempo na escala UTC.

Quem define o horário local e o horário de verão é o seu sistema operacional. Se corretamente configurado, ele deve fazer a alteração automaticamente.

Se o seu computador sair do horário de verão indevidamente, ou não sair, quando deveria, o problema não é o NTP, mas sim a configuração da zona de tempo de seu sistema operacional.

Se você utiliza Windows, veja o seguinte hotfix da Microsoft: http://support.microsoft.com/kb/957201/pt-br, que atualiza as informações de zona de tempo com as regras definidas pelo governo brasileiro em 2008.

Se você usa GNU/Linux, FreeBSD, ou MacOSX, atualize o pacote tzdata. Use o instalador de pacotes do seu sistema operacional para fazer isso. Você também pode encontrar o pacote mais recente (tzdata2009b.tar.gz) em ftp://elsie.nci.nih.gov/pub/.

Leia sobre as regras para o horário de verão no sítio Web da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional, no endereço: http://pcdsh01.on.br.

Fonte: http://www.ntp.br/

30 setembro 2009

Gerador de Robots.txt

Esta ferramenta gera o conteúdo de um arquivo robots.txt. Com ele, você pode definir o que os crawlers (sistemas dos buscadores de sites) podem ou não acessar.

http://www.mestreseo.com.br/ferramentas-seo/gerador-robots-txt/

21 setembro 2009

Ferramenta para substituição em lote

O "regexxer search tool" é uma ferramenta muito útil escrita em Perl para localizar e substituir conteúdos de arquivo ou conteúdo de vários arquivos em massa (palavras, trechos, expressões regulares etc), no ambiente gráfico (GUI) Linux.

Seu site é:
http://regexxer.sourceforge.net/

No Debian ou no Ubuntu, para instalar, basta digitar no terminal:
sudo apt-get install regexxer


16 setembro 2009

Você conhece o "Cold Fusion", ou o "ColdFusion", ou o "CFML", ou "fusão a frio"?

Não! Não é a mesma coisa.

CFML é a linguagem de programação. Aplicações criadas em CFML geralmente servem para a web, a exemplo do PHP, do ASP, do Java etc...

Se você programa em ColdFusion, na verdade você programa em CFML.

Sim! Há como programar em CFML sem utilizar o servidor Adobe ColdFusion, de forma livre e gratuita.

Conheça o comitê http://www.opencfml.org e as diferenças entre os padrões dos diferentes servidores de aplicação para CFML no mercado. A linguagem é a mesma para todos, mas existem alguns "extras" que somente algumas versões tem.

Usa os teus direitos e não estejas obrigado a utilizar o servidor de aplicações proprietário ou uma marca específica. Programe sabendo que você pode ser livre para migrar. ;-)

14 setembro 2009

Executar scripts ou binários na inicialização do Ubuntu

Acostumado com utilização do /etc/rc.d/rc.local do Slackware e noutras distros para acrescentar scripts diversos na inicialização, me deparei com um problemão, com horas de tentativas frustadas para realizar o mesmo no Ubuntu, porém numa situação bastante particular: executar o MySQL numa pasta diferenciada (/usr/local/mysql_server), utilizando a distribuição binária.

Por que disto? Para executar múltiplos binários MySQL na mesma máquina.

Então... Como é de conhecimento de muitos, para conseguir executar o mysqld_safe, é necessário executar a partir da pasta da instalação binária:

cd /usr/local/mysql_server
./bin/mysqld_safe &

As duas linhas acima não funcionam no /etc/rc.local do Ubuntu.

No Ubuntu, isto só funcionou em /etc/init.d/bootmisc.sh

Sim, existem formas mais bonitas disto ser feito. Mas quando for necessário, bootmisc.sh pode salvar sua vida.